A idéia de formar uma associação de amigos do Parque surgiu da necessidade, observada pelo Conselho Gestor e por alguns frequentadores, de buscar alternativas para melhorar as condições gerais do Parque, há muito sem a devida atenção do poder público. Um grupo organizado e formal teria maiores possibilidades de apresentar suas demandas ao poder público e propor iniciativas conjuntas para atendê-las mais prontamente.
A experiência de frequentadores mais antigos, de pessoas envolvidas com atividades educacionais e culturais da região – Professor Jorge Peralta, o apoio jurídico de advogados voluntários – Dra. Tatiane Cruz, a colaboração do responsável pela recém criada Associação de Amigos do Parque do Chuvisco – Sr. Eugênio Borges de Carvalho, aliadas à disposição e desejo dos membros do Conselho Gestor do Parque permitiram o início do processo de formação da Associação. As primeiras reuniões aconteceram no final de 2019.
Devido à similaridade de propósitos o estatuto da Associação de Amigos do Parque do Chuvisco serviu de base para a elaboração do estatuto da Associação de Amigos do Parque Severo Gomes. Para debater sobre o estatuto e formação da Associação foram convocados os diferentes segmentos de frequentadores do Parque: praticantes de corrida, de Tai Chi Chuan/Liang Gong, participantes das aulas de Dança Circular Sagrada, membros da Banda Acústica, titulares e voluntários do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Cultura da Paz - CADES Santo Amaro, representantes de escritório de contabilidade, frequentadores em geral, incluindo moradores do entorno e adjacências do Parque (Bolsão, Jardim Hípico, etc.), dentre outros.
Para conhecer e reunir essas pessoas um grupo de voluntários preparou um formulário/cadastro, elaborado via Google Forms, solicitando algumas informações (identificação, uso do Parque, demandas, participação na administração da Associação e contribuição financeira) e convidando todos para participarem da implantação da Associação. O formulário ficou disponível de 21.09 a 29.10.2020 e obteve 56 respostas. Durante esse período e agora dispondo de uma forma efetiva de comunicação com as pessoas interessadas foi possível enviar a versão preliminar do estatuto e as datas das reuniões para discussão do mesmo. Essa pesquisa permitiu também a identificação de pessoas interessadas em fazer parte da direção da Associação e seus resultados foram divulgados aos participantes das reuniões.
Comissão de implantação da Associação - Setembro/2020
Ana Regina Parra, Ednei Lino Nascimento, Edson Marcelo Gomes, Fabrízio Eduardo Carrara, Fanny Elisabete Moore, Josane Rangel e Juliana N. F. Lima
Uma vez aprovado o estatuto e definida uma chapa para compor a primeira Diretoria, foi acordada uma data para a Assembléia de Instalação da Associação: 29.10.2020. Seguindo os trâmites regulamentares a data foi divulgada em duas ocasiões, em jornal local com quinze dias de antecedência.
Após a assembléia de instalação, que foi realizada de forma virtual, aconteceu a assinatura presencial da Ata e inscrição dos primeiros associados. Complementando os aspectos formais seguiu-se o registro em Cartório e a obtenção do CNPJ. Existimos!