• MAPA
ÁREAS DE ATUAÇÃO PRINCIPAL
1. DEFESA, PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E APRIMORAMENTO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL
A)Ações de defesa, preservação e conservação do patrimônio ambiental - Flora, Fauna e Água.
Fauna do Parque Córrego Judas Flora do Parque
Inventário flora Parque Severo Gomes:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/Parque%20Severo%20Gomes.pdf
ODS VINCULADOS:
B)Ações permanentes de preservação ambiental
Coleta Seletiva Óleo de cozinha Eletrônicos Educação Ambiental
C)Oficinas para adultos e crianças: mutirão de limpeza, plantio, compostagem, etc.
ODS VINCULADOS:
2.DEFESA, PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E APRIMORAMENTO DO PATRIMÔNIO SÓCIO-CULTURAL
A)Promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer gratuitas
Teatro Música Dança circular Tai Chi Chuan Yoga
/Liang Gong
ODS VINCULADOS:
Referências:
Estatuto Social da Associação de Amigos do Praque Severo Gomes
Artigo 3° – A Associação tem por objetivo social contribuir para a defesa, preservação, conservação e aprimoramento do patrimônio físico, natural, biótico, abiótico arqueológico, cultural, esportivo e recreativo do Parque Severo Gomes e seu entorno, considerando a defesa, preservação e conservação do meio ambiente, além da promoção de atividades culturais.
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
3. ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO
• Reuniões com associados, frequentadores do Parque e demais interessados (Vide Atas de Reunião + )
• Participação das reuniões do Conselho Gestor e acompanhamento das ações da SVMA no
Parque (legislação, obras, etc.) Vide Atas do CG do Parque (SVMA)
OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO
Relações com entidades parceiras e órgãos de representação:
•.CADES Regional Santo Amaro – Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Área de atuação da Subprefeitura de Santo Amaro, incluindo os distritos
de Campo Belo, Santo Amaro e Campo Grande.
•.CONSEG Conselho Comunitário de Segurança, entidade da sociedade civil, formada por voluntários, de apoio às Polícias Estaduais, Militar e Civil.
• Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes.
• Associações de moradores, bairros, praças e parques:
- Associação de Moradores do Jardim Hípico – AMJH
- Associação de Amigos do Bairro Alto da Boa Vista – AABABV
- Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Marajoara - SAJAMA
- Associação dos Moradores dos Jardins Petrópolis e dos Estados -...SAJAPE
- Nossa Praça
- Associação de Amigos do Parque do Chuvisco
- Ciranda
• Escolas do entorno.
• Unidades de Saúde do entorno.
+ Clique para ver a Localização
Rua Pires de Oliveira, 356 | Granja Julieta / SP
Aberto diariamente das 7h às 19h
Tel.: (11) 5687-4994
• Identificação dos portões do Parque - Concluído
Por iniciativa do Fabrizio (Carrara) o Parque agora tem todos os seus portões identificados.
• Recuperação de brinquedos do playground antigo - Concluído
Sascha (Freidler), avô do Patrick, e Kiko (Francisco Padula Moura), pai do Caetano, resolveram viabilizar o uso seguro de alguns brinquedos do Playground. Contribuindo com suas habilidades pessoais, recursos próprios e a colaboração do Fabrizio recuperaram parte dos brinquedos: balanço, gangorra e“brinquedão” (escorrega e outros).
• Um novo playground – Em debate
Josane (Rangel) preparou para o Conselho Gestor do Parque uma pesquisa de custos para novos brinquedos em madeira. Também está orçando o custo para desmontagem e retirada dos antigos. Essas informações servirão para que a SVMA tome como base para futura alocação de recursos de algum Termo de Ajuste de Conduta – TAC ou para uma proposta de aquisição e doação por parte da AAPSG e de seus colaboradores.
• Recuperação dos bancos de madeira – Em fase de conclusão
Os bancos de madeira do Parque, sem manutenção há muito tempo, estavam com as bases mal cuidadas e parte das madeiras danificadas. Sascha, Kiko e Fabrizio desmontaram os
bancos, limparam as bases, pintaram, recuperaram as madeiras possíveis, trocaram os parafusos, remontaram e já colocaram em uso sete bancos; com a compra de madeira nova, outros três serão concluídos em breve. Para este projeto os recursos financeiros foram fornecidos pelos próprios executores, com a colaboração de Luiz Carlos (Araújo).
• Compostagem – Em construção
No passado o Parque já teve, em sua área fechada, compostagem de resíduos verdes, cujo resultado foi utilizado no próprio parque. As fotos abaixo mostram os alunos da Educação de Adultos do Colégio Friburgo, com filhos e netos, e voluntários, acompanhados pelo monitor do Parque. Estudo do meio realizado em 09.10.2011.
Em 2020 o Conselho Gestor aprovou projeto para a Chamada Cívica, que contemplava, no conjunto das atividades de educação ambiental, a realização de compostagem de resíduos orgânicos; o projeto foi desconsiderado porque os parques municipais não podiam participar.
A recente pesquisa com frequentadores trouxe mais uma vez o tema da compostagem. A Sociedade dos Amigos de Bairro do Jardim Marajoara – SAJAMA realiza compostagem em sua área/parque há bastante tempo e enviou convite, por intermédio de sua presidente Cláudia(Sisla Maksoud), para participação da abertura de uma nova leira em 09.09.2021. Participaram membros da AAPSG e moradora de bairro próximo ao Parque: Fabrízio, Fanny (Moore) e Gisele(Minasse).
Essa visita gerou, dentre outros, dois importantes resultados: a presença da Cláudia (SAJAMA) na última reunião da AAPSG, realizada em 07.10.2021, para falar sobre compostagem e o vídeo “O lixo de hoje poderá ser o terreno fértil de amanhã” https://youtu.be/AD5J1kAodug produzido pela Gisele. A SAJAMA pode aceitar novos participantes em seu projeto de compostagem, assim como a vista de interessados, mediante contato com a secretaria da
mesma: (11) 55418390 – falar com Deise ou escrever para secretariasajama@sajama.org.br
O Conselho Gestor do Parque definiu, em sua última reunião ordinária (66a) de 26.10.2021, uma consulta à SVMA sobre o uso da área fechada do Parque para a realização do projeto de compostagem. Ainda como parte desse importante contato com a SAJAMA Cláudia fez uma visita ao Parque, em 08.11, para tratar do tema com o Conselho Gestor e conhecer/avaliar a área que está sendo pleiteada para o projeto de compostagem.
Além da proposta de realizar compostagem no Parque há outras frentes de trabalho, que terão como destino outras áreas, localizadas nos bairros do entorno. Duas alternativas de espaços, para serem consideradas após avaliação/aprovação dos responsáveis, são o Clube Hípico de Santo Amaro e o Colégio Friburgo, ambos vizinhos do Jardim Hípico, que possui uma Associação de Moradores – AMJH. O próximo passo será estabelecer esses contatos e mobilizar os moradores. O papel da Associação será o de contribuir com informações para a disseminação da idéia da compostagem e apoio operacional para sua implantação. A compostagem pode incluir resíduos orgânicos (legumes, verduras, frutas, etc), resíduo verde (folhas e poda em geral), ou ambos.
Recentemente foi divulgado relato de Antonio Storel, disponível em áudio, sobre a experiência do Pátio de Compostagem da Lapa e outras conquistas históricas; o depoimento trouxe muitos ensinamentos e ampliou a visão dos possíveis ganhos proporcionados por essa atividade. Fica a proposta de convite para um encontro futuro dele com a nossa Associação.
Algumas pessoas já se interessaram por fazer parte do grupo de trabalho que cuidará desse tema: Gisele, Amanda Zoé (Pares) e Fanny. A divulgação do vídeo sobre compostagem nos grupos entusiasmou mais pessoas que devem aderir. Também esperamos contar com a participação da Cláudia da SAJAMA.
• Parcão ou cachorródromo – Em elaboração
Esse foi outro pleito recorrente na Pesquisa com frequentadores. O Conselho Gestor está aguardando resposta das informações solicitadas à SVMA sobre legislação e possibilidade de uso de espaço do Parque para essa atividade.
Em visita recente à Praça David Capistrano da Costa, registramos o parcão lá existente. A área não é muito extensa e a estrutura é simples (ver fotos). O espaço é conservado pela Sociedade Amigos do Bairro Alto da Boa Vista - SABABV. Estamos construindo um projeto com parâmetros semelhantes.
• Construção de banheiros na área 1 do Parque – Em elaboração
O Parque Alto da Boa Vista possui uma sede com sanitários (fotos abaixo), doada pela Escola Maria Imaculada. Estamos construindo um projeto com parâmetros semelhantes.
• Projetos futuros
- Horta comunitária – Convidar Sueli da Nossa Praça e outras pessoas experientes para instruir e apoiar o grupo;
- Reforma e pintura das muretas, gradil e portões – recurso;
- Atividades culturais – programar e oferecer novas atividades aos frequentadores, assim que autorizados os eventos no Parque.